medico campinas diabetes 01
medico campinas diabetes 01

Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica muito prevalente na população mundial e uma das principais causas de mortalidade, com uma estimativa em torno de 10% da mortalidade por todas as causas!

O DM do tipo II é o mais prevalente na população sendo responsável por mais de 90% dos casos de diabetes mellitus e é caracterizado por:

  • resistência à insulina,
  • deficiência variável na produção de insulina pelas células Beta do pâncreas,
  • aumento de produção do glucagon e alteração na função das incretinas.

O Mecanismo

A insulina e o glucagon exercem a regulação da homeostase da glicose, ou seja, o nível de glicemia no sangue.

A função primordial da insulina é transportar a glicose para dentro das células promovendo uma fonte de energia.

A insulina também reduz a produção de glicose pelo fígado, aumentando a captação da glicose no tecido adiposo e muscular. Portanto a insulina é um hormônio anabólico.

O glucagon é um hormônio secretado pelas células alfa do pâncreas e induzem a hiperglicemia num efeito antagônico a insulina.

As incretinas são hormônios secretados pelo trato gastro-intestinal em resposta a alimentação e que aumenta a secreção e liberação de insulina.

Sintomas e Diagnóstico

O DM do tipo II é muito associado ao envelhecimento e a obesidade, sendo diagnosticado com maior frequência a partir dos 40 anos.

Em geral, os sintomas clássicos de hiperglicemia no DM como: polifagia (aumento do apetite), poliúria (aumento da diurese), polidipsia (aumento da sede) e emagrecimento são tardios no curso da doença e o diagnóstico precoce deve ser feito laboratorialmente.

O diagnóstico laboratorial do DM é confirmado com uma glicemia de jejum maior que 126 mg/dL ou uma dosagem de hemoglobina glicada maior ou igual a 6,5%.

Também o teste de tolerância oral a sobrecarga de glicose, que é a dosagem da glicemia 2 h após ingestão de 75 gramas de glicose dissolvida em água, muitas vezes proporciona o diagnóstico precoce do DM se o valor for maior ou igual a 200 mg/dL.

Vale ressaltar a importância de se procurar um médico especializado caso surjam alguns ou todos os sintomas acima descritos para fazer uma avaliação e dar um diagnóstico correto.

Dr. Willian Cirillo

Médico especialista em Cardiologia e em Terapia Intensiva

Deixe um comentário